domingo, 14 de dezembro de 2014

O QUE VALE É DAR SEU 100% À DEUS... MESMO???


 Jesus disse aos seus discípulos: "O administrador de um homem rico foi acusado de estar desperdiçando os seus bens.
Então ele o chamou e lhe perguntou: ‘Que é isso que estou ouvindo a seu respeito? Preste contas da sua administração, porque você não pode continuar sendo o administrador’.
"O administrador disse a si mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Para cavar não tenho força, e tenho vergonha de mendigar...
Já sei o que vou fazer para que, quando perder o meu emprego aqui, as pessoas me recebam em suas casas’.
"Então chamou cada um dos devedores do seu senhor. Perguntou ao primeiro: ‘Quanto você deve ao meu senhor? ’
‘Cem potes de azeite’, respondeu ele. "O administrador lhe disse: ‘Tome a sua conta, sente-se depressa e escreva cinqüenta’.
"A seguir ele perguntou ao segundo: ‘E você, quanto deve? ’ ‘Cem tonéis de trigo’, respondeu ele. "Ele lhe disse: ‘Tome a sua conta e escreva oitenta’.
"O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato entre si do que os filhos da luz.

Lucas 16:1-8


 O fato narrado aqui por Jesus nos traz em primórdio, o primeiro ensinamento dessa passagem  - aqueles que não professam fé, que não tem bons costumes, tem um pensamento mais rápido e ligeiro do que aqueles que creem em Jesus e ficam perdendo seu tempo em discussões teológicas  que não levam a nada e deixam de fazer o que realmente interessa, que é divulgar o evangelho de fato e verdade -" Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com elesLogo que todo o povo viu Jesus, ficou muito surpreso e correu para saudá-loPerguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo? " Marcos 9:14-16

 Todavia, o que quero me aprofundar nesse texto é que, SEM O ESPIRITO SANTO DE DEUS, qualquer tentativa de você dar o seu 100% à Deus, não é graça, é pura religiosidade e enfado. 

É transformar graça, misericórdia e amor em religião. É ler a bíblia e transforma-la num livro sagrado, pois o Santo, É Deus, já o sagrado, o homem faz. É o re-costurar do véu que foi rasgado de cima e nós queremos fazer o de baixo acima. 

 Posso dizer que Jesus já ilustrou um juiz injusto com uma viúva para tipificar Deus e nossas orações insistentes Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’... (leia tudo em Lucas 18:1-7)

O carregar a cruz é uma atitude impulsionada pelo Espirito Santo, pois homem nenhum, sem Ele, conseguiria realizar tal ato. A parábola me mostra e repasso a vocês é que:

Ciclano, quanto você deve a Deus? Devo 100 reais. E Deus lhe responde: Então coloque 50 reais e está tudo pago. E aquela pessoa serviu a Deus com esse valor.

O que eu quis dizer com essa ilustração acima? Que talvez, você queira dar mais a Deus, do que você pode dar e isso vai lhe  tornar um enfado. Como eu costumo dizer, O RADICAL RELIGIOSO É O DESVIADO OU O NAZISTA DE AMANHÃ. Ele é tão oprimido que ele vai espanar ou se tornar o opressor. 

 Não confunda com a parábola dos talentos, pois ali, Deus entregou a cada um segundo a sua capacidade - "A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem". Mateus 25:15 

 Percebe a palavra CAPACIDADE? Quem nos dá segundo nossa capacidade?!? E também não utilize como uma desculpa de aleijado de que você não é capaz de servir a Deus com o que você pode, pois isso é ser indiferente, e ser indiferente é ser morno. Existem pessoas que Deus já capacitou a morrer por Ele e isso não é nenhum enfado para elas.  

Logo, na graça, nunca vamos conseguir pagar Deus com nosso tudo, pois o nosso tudo é pouco, mas com aquilo que ele nos proporciona e capacita. Apenas isso. 

VIVER EM GRAÇA É SABER QUE O QUE VOCÊ DEVE A DEUS É MUITO, MAS VOCÊ PODE PAGÁ-LO COM O QUE VOCÊ É, POIS A SUA DÍVIDA FOI PAGA EM CRISTO JESUS NA CRUZ. Quando você entende isso, você vive uma vida normal, vive uma vida em paz, pois o nosso maior pecado não é aquilo que fazemos, mas aquilo que somos. E vivendo sem essas histerias religiosas, vivemos bem em Cristo e com o nosso semelhante, pois só posso amar a Deus no meu próximo. 

AGIR EM GRAÇA É FAZER AMIGOS E BOAS AMIZADES (Lucas 16:04), ou seja, nessa parábola, quando entendemos a graça de Deus para conosco e repassamos aos nossos semelhantes, quem também tem dívidas impagáveis com Deus, como eu e você, sabemos que o amor de Deus existirá em nossos relacionamentos interpessoais. 


Deus abençoe a todos!!!!



Nenhum comentário: