quarta-feira, 26 de setembro de 2018

RESENHA DE LIVRO: UMA VIDA COM PROPÓSITOS - RICK WARREN


Confesso que tive uma certa resistência em ler esse autor. Tudo que vem de enlatado dos E.U.A. é um tanto Hollywoodiano e eu sou acostumado as leituras mais densas de teologia, filosofia, direito, sociologia e outras áreas do saber humano. Todavia, quebrei um pouco essa resistência, o livro foi um presente do meu grande amigo Sérgio, a quem tenho um carinho muito especial, e decidi ler o livro. Venho ressaltar que o site Bibotalk, ao qual gosto muito de ouvir os podcasts, em um de seus vídeos falou bem do livro, embora o site seja especializado em teologia, eles deram uma boa referência dessa obra também. O livro começa com aquilo que não curto muito - criar métodos de leitura, entendo que o autor pôs da melhor forma no intuito de ajudar, mas acredito que o melhor método de leitura é o seu. Sim. Aprendi na faculdade de direito que a melhor doutrina é aquela que você consegue compreender. Venho também ressaltar que o livro é devocional, ou seja, com foco em ajudar o ser humano, por isso, chego a recomendar que você dê de presente para pessoas que não partilhem da sua fé. Nesse livro, pontuei o melhor que aprendi com ele e que através dessa resenha, possa te ajudar também:
O livro nos ensina que não podemos chegar aos propósitos da nossa vida por nós mesmos, ou seja, autoajuda não ajuda ninguém. Edificar a vida sobre verdades eternas é o fundamento sólido da vida. A eterna corrida atrás do sucesso não é nada mais, nada menos que a inveja. Viver errante é viver sem propósito, viver como se quisesse querer agradar a todos. 
 No que toca a adoração, achei interessante o ponto de um líder começar a fazer os cultos sem a música, para que os ministros e a comunidade pensem de maneira ampla o que é adorar. 
Sobre a fé, fazer parte de uma comunidade é importante, pois se nascemos de Deus, fazemos parte de Sua família, que é a Igreja do Senhor. Sobre lutas, viva todas elas. Não há mal que dure para sempre. 
Evite também não estacionar, mas crescer cada vez mais no conhecimento do Senhor, procure também entender qual é a mente de Cristo pelo Espirito Santo de Deus.
Sobre as dificuldades, louve a Deus e sobre as tentações, esse é o momento certo de optar pelo bem.
Vale ressaltar também que alguns pontos importantes do livro sobre o servir - ninguém começa a servir com perfeição, mas para se chegar a isso, basta apenas iniciar. Traz sobre nós sermos vistos por Deus e não por homens, em sermos seguros nisso. Somente inseguros se preocupam com o que os outros pensam. Além disso, não adianta fazermos obras sociais e não apresentarmos o Cristo. Eu já ouvi de um pregador da TMI que um prato de comida evangeliza por si só, o que não é verdade. Temos que apresentar o Autor e Consumador da Fé.
Esse livro me ensinou que temos que agradecer a Deus pelo que temos, seguir em frente e pregar a Palavra de Deus nesse mundo, pois existem pessoas que foram eleitas por Ele só aguardando ouvir a mensagem do Senhor de nossos lábios. Vamos em frente!!! Não se apegue as opiniões dos outros, não espere agradar a todos. Nem Deus quer te agradar em tudo!

Nenhum comentário: