quarta-feira, 1 de abril de 2015

INTRODOS - IMPLANTANDO IDEIAS POSITIVAS ATRAVÉS DO CROSSOVER ALTERNATIVO


 Já possuo um certo tempo de amizade com Igor Mota, vocal da banda Introdos, e confesso - o cara é humilde e só pensa na união da música cristã dentro do rock. O cara, além da banda, tem um blog chamado Rock com Cadeiras e faz diversos corres e eventos da música cristã. O Introdos é formado, da esquerda para a direita por Afonso Diniz (Contra-Baixo), Igor Motta (Voz), Daniel Santana (Bateria) e Juninho (Guitarra). O Cristo Suburbano falou com Igor sobre seus trabalhos e a banda. 



Cristo Suburbano: Há quanto tempo à banda existe? Porque o nome Introdos?
Igor: A Introdos com essa formação e esse perfil de som existe desde 2009. A banda teve uma fase anterior, com outros músicos e outro vocal, o Ricardo da Cruz, que foi o cara que nos reuniu em 2009 para uma nova formação junto com ele, mas como ele teve vários problemas pessoais na época, acabou se desligando e a banda recomeçou do zero, em termos de estilo e repertório. O nome Introdos é um neologismo em cima da palavra ‘introdução’, para passar a ideia de introduzir, implantar, apresentar a Palavra de Deus a todos que ouvirem nosso som! Esse é o propósito principal que norteia nosso trabalho.

Cristo Suburbano: Quais são as influências da banda?
Igor:  A Introdos tem influências diversas, pois cada um de nós tem uma linha de estilo mais predominante em termos de gosto. O Daniel (bateria) é mais ligado em Metal Extremo e Progressivo, o Juninho (guitarra) é o nosso mais forte representante do Hard Core, o Afonso (Baixo) é voltado pro Hard Rock, Heavy Metal e Rock nacional, Eu já ouço todas as vertentes, desde Rock acústico até Metal Extremo, sou bem eclético, mas dentro do Rock! rsrsrs!
Dessa mistura toda é que sai o nosso estilo alternativo, ora soando mais pesado, ora mais leve, mas procurando manter uma linha básica na sonoridade, o foco em Deus e em anunciar sua mensagem, sempre. 


Cristo Suburbano: Como tem sido a agenda de shows e a interatividade com o público? 
Igor: Desde o lançamento do CD ‘Qual o teu Caminho?’ em março de 2013 estamos numa boa sequência de shows, tocando em muitos locais e mostrando nosso trabalho para bastante gente, graças a Deus! O público que tem nos assistido tem gostado bastante do som e temos feito muitos amigos onde passamos, e isso é um ponto importante em ter uma banda de Rock, fazer amigos. 

 Cristo Suburbano: Cara, como tem sido o espaço para o Rock aí no RJ? 
 Igor: Aqui no RJ, apesar de ter ser apontado como capital do Samba e Funk (Aff!) tem rolado algum espaço para o Rock, principalmente o independente e o Underground. Não está da forma que gostaríamos, mas depende da galera das bandas se unirem e trabalhar em prol de um todo pra que a cena melhore por aqui.

 Cristo Suburbano: Como vocês enxergam o rock cristão nacional? 
 Igor: Bom, apesar da Igreja (em sua maior parte) fazer de tudo para acabar com nosso segmento, minando a participação das bandas em grandes eventos e em suas poderosas rádios, Deus tem levantado inúmeros ministérios underground que tem servido de apoio espiritual e em espaço para tocar, citamos como exemplo, a Crash Church de SP e a Caverna do Rock de MG, que sempre abrem espaço para as bandas mostrarem seus trabalhos! As gravadoras ‘gospel’ também não ajudam, pois não investem em projetos novos, mantendo aquelas mesmas figurinhas marcadas de 20 anos atrás, nada contra eles, merecem muito respeito por seu pioneirismo, mas renovar é preciso! Existem diversas bandas de qualidade Brasil afora, mas que não tem investimento e muitas vezes nem apoio em suas próprias igrejas para continuar, continuam por que amam o que fazem e entendem que o trabalho que fazem é relevante, pois chegam a ouvidos que a igreja comum não chega.

 Cristo Suburbano: Você tem o blog-zine rock com cadeiras. Fale um pouco dele. 
 Igor: Bom, o RCC começou como um evento em minha igreja, logo surgiu também o Blog que é uma forma de ajudar na divulgação de bandas de diversos estilos e estados, de eventos de Rock em geral e como forma de preservar também a memória do Rock Cristão nacional, que é muito curta... rsrsrs! Em resumo, a função do RCC é justamente a que citei acima, trabalhar para a união da cena para que melhore para todo mundo.

 Cristo Suburbano: Fale algo para o pessoal que está na leitura da entrevista.  
Igor: Galera, espero que todos que estão lendo essa entrevista tenham curtido como eu curti participar. Quero agradecer por dedicar alguns momentos da sua vida para conhecer um pouco mais sobre a nossa banda, nossa história, nossa visão do mundo e que você entenda que só somos apenas mais uma voz que não quer se calar, e que insiste em falar de Jesus Cristo ao mundo, simplesmente por que a sua morte na cruz foi suficiente para nos libertar! Nunca se esqueçam disso, e não se prendam a uma religião louca que quer minar tudo que Jesus conquistou com sangue e colocar suas bobagens no lugar da graça divina! Por último agradeço ao Edu, nosso grande brother aqui do Cristo Suburbano! Deus os abençoe, sempre!









Nenhum comentário: