domingo, 11 de janeiro de 2015

CONFRONTO INTERIOR - O PARÁ MOSTRANDO SEU UNDERGROUND


 Que o Underground não é mais exclusividade da eterna briga onde começou o punk primeiro, seja São Paulo ou Brasília, já sabemos que não é uma exclusividade dessas cidades. Com a internet, vemos, de forma viral, o crescimento da música cristã, de diversos seguimentos dentro do rock cristão underground, como o punk, o metal e outros. A banda Confronto Interior, formada por Bruno Whosoever (vocal), Éder Maciel (bateria), David Pimenta (guitarra) e Michel Sawn (baixo), tem uma mensagem, conforme sua descrição do facebook como "convicções e ideais que explicitam a fé cristã acompanhada pelo grito e atitude por justiça e transformação social. Além da valorização da vida, amizade, liberdade, união e simplicidade"... Eu falei com Bruno e ele vai falar sobre a banda e você que lê, vai poder conferir o trabalho da banda no final da matéria, mas vamos logo as peguntas!!!!

Cristo Suburbano: Fale de como surgiu a banda.
Bruno: Ei Eduardo, primeiramente muito obrigado em nome da banda! Esse espaço é muito importante para nós. Então, a banda surgiu a partir do fim de uma outra banda que eu  fazia parte, com o som voltado para o New Metal, Rapcore. Após isso, decidi formar uma outra banda com outra sonoridade, então eu e o Éder (baterista) fomos recrutando algumas pessoas, no caso, David (guitarrista) e Miche (baixista). Isso foi em meados de 2012. Basicamente, é isso.

Cristo Suburbano: Você (Bruno) como Straight Edge... Você é do tipo que alimenta somente de vegetais?
Bruno: haha, sim, sou straight edge e desmitificando o que algumas pessoas pensam sobre SxE (abreviação de Straight Edge) não é sinônimo de vegetarianismo ou veganismo. Straight Edge é primeiramente Hardcore/Punk livre de drogas, depois veio esse lance de vegetarianismo, veganismo, etc. A causa é super positiva, seria bom se todos aderissem a ''ideologia'', mas dizer que para ser SxE é preciso ser vegan ou vegetariano, aí é complicado (risos).


Cristo Suburbano: Pra você, todo cristão, seja ele católico, evangélico, tradicional, anglicano, etc é SxEx?
Bruno: O SxE não tem uma religião, saca? Se você é uma pessoa que cansou de ''curtir'' com bebidas, maconha, ou qualquer outro tipo de drogas, e sentiu bem com a ''ideia'' SxE, seja bem vindo! Seja você ateu, agnóstico, budista, cristão, etc.
Cristo Suburbano: Como tem sido o underground do Pará, principalmente para bandas que professam a fé cristã?
Bruno: O underground do Pará é algo lindo! Eventos quase todo final de semana, bandas novas surgindo, antigas voltando, realmente é algo muito bom. Mas, infelizmente ainda existe muita segregação, saca? Muitos que gritam por união, mas união de panelinha. Outros que lutam por igualdade, mas se sua banda tem uma ideologia tal, não toca no meu evento. Bandas com temática cristãs são bem excluídas por aqui, infelizmente. E se você quer ganhar um certo ''destaque'' tem que correr atrás em dobro pra mostrar que a sua crença não influência no seu som. Eu, particularmente, não gosto de rotular minha banda como cristã ou secular., e não, isso não é vergonha de Cristo! Todos da banda são cristãos, fazem parte de alguma comunidade, igreja, etc. Todos são ativos no Reino, mas na banda, procuramos mandar mensagens positivas baseadas em nossa fé cristã, se pra alguns isso é ser banda cristã, beleza, se pra outros não, beleza também (risos). Só procuramos ''abrir os olhos da juventude''. Mas, bandas parceiras, Filadélfia, que na minha opinião é a melhor banda de Hardcore Melódico do estado! Perpetual Faith, não é hardcore, mas os caras são brothers e tocam um som Thrash 80's. Fora isso, Súplica HC, Jornada, Caminho Plano, Rodes, Anjos de Guerra, Silence for Salvation, etc.

Cristo Suburbano: Como tem sido a aceitação desse demo que vocês lançaram?
Bruno: Lançamos nossa primeira demo no dia 5 de dezembro, foi algo caseiro, em que nosso guitarrista (David Pimenta) ralou bastante pra fazer algo bem legal, e a capa foi feita pela meu amigo de longas datas, Aj Takashi, que é baixista da banda Perpetual Faith. Sinceramente, ficamos bastante surpresos com o ''feed back'' positivo que tivemos. Foram 200 downloads em um pouco mais de 2 semanas (e esse número cresce a cada dia), fomos divulgado por alguns sites, blogs e redes sociais em geral. E estamos produzindo algumas cópias físicas, feitas por nós mesmos também.



Cristo Suburbano: Você, na música, Você Encontra Aqui, existe respeito para quem vai em igreja de falsos profetas? 
Bruno: Essa música tem uma história interessante. Eu estava de boa no facebook, aí uma colega puxou assunto comigo, ela disse que estava bem decepcionada com a igreja que frequentava por causa da politicagem e malandragem (palavras dela) que estava acontecendo em sua congregação. Lendo toda a conversa, percebi que dava pra escrever algo, pois eu também fiquei bastante decepcionado com este fato, já que isto é crime e dentro de uma igreja, piora ainda mais as coisas... então, minha resposta pra sua pergunta é a seguinte “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” (2 Pedro 2.1-3)


Cristo Suburbano: Manda um recado pro pessoal, o que eles podem esperar do som e fale algo sobre Jesus. 
Bruno: Nosso muito obrigado a todos que nos acompanham nas redes sociais, colam nos shows, nos elogiam, nos criticam, enfim. Este ano muitas coisas boas surgirão, se assim Deus permitir, lançamento de merch (camisas, adesivos, bottons, etc), web clip e nosso primeiro EP, fiquem ligados! O maior fardo que tenho sou eu mesmo. Todos os vícios, pecados e más inclinações que tenho dentro de mim, o “homem velho” que sou obrigado a carregar. Com você também é assim. O maior fardo que você carrega é você mesmo: tem seu nome. Não é apenas um fardo exterior, é interior. Seu coração é mau e é do interior dele que vêm todos os males. Por isso, o Senhor o chama: 'Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei (Mateus 11.28) . De que nos lamentamos tanto? Por que estamos sempre nos queixando de tudo e de todos? O que nos impede de alcançar a felicidade e de realizar cada um de nossos sonhos? Estamos olhando para as lutas? Estamos preocupados com os problemas do caminho? Estamos valorizando as dificuldades? Mas, por que tudo isso se a nossa força vem do Senhor e se Ele está pronto a levar sobre si todos os nossos fardos?  Pensem nisso.




Instagram: @confronto interior


Nenhum comentário: