Excelente pensamento teológico de João Calvino, esse homem de Deus não aceitava a ideia do nome teologia calvinista, preferiu teologia reformada. Em sua morte, não quis o seu nome numa lápide para que ninguém idolatrasse seu corpo, pois desejou toda glória a Deus.
O que me agregou nesse livro é que Deus não esperou nenhuma boa obra do homem para que Ele pudesse escolher. Afirmar que o homem escolhe Deus é afirmar que existem méritos na conversão, logo, sabendo que Nele não existem méritos, o homem faz a Bíblia mentirosa em afirmar seus méritos de escolha. Quando se afirma que Deus escolheu Jacó e não Esaú, diz-se que Deus previu. Ora, conforme o autor, isso é especulativo, pois as Escrituras afirmam que Deus escolheu. Se a autoridade do Ap. Paulo fosse abolida em afirmar que Ele nos elegeu antes da fundação do mundo, logo, a Bíblia toda teria que ser abolida também.
Esse livro me mostrou que se Jesus fosse tirado de nós, logo Deus seria juiz. Mostra que é certo que Deus nos ama em entregar o Cristo. E uma vez salvo, salvo para sempre, todavia, salvo para a santidade, pois a atitude de um salvo é se santificar, essa que só provém também do próprio Deus.
Cito um parágrafo das págs. 7 e 8:
"Não devemos falar precipitadamente da Eleição de Deus, e dizer, que somos predestinados; mas se vamos estar seguros da nossa salvação, não devemos falar levianamente dela; se Deus nos tomou por seus filhos ou não. Que faremos então? Olhemos para o que está estabelecido no Evangelho. Ali Deus nos mostra que Ele é nosso Pai; e que Ele vai nos levar para a herança da vida, depois de ternos selado com o selo do Espirito Santo em nossos corações, que é um testemunho incontestável de nossa salvação, se nós a recebermos pela fé".
Entendi que o Evangelho é pregado a pessoas que já são reprovadas, mas quando recebemos a Doutrina de Deus, com obediência e fé, descansamos em suas promessas, ficamos certos da Sua eleição.
Outros podem afirmar que a salvação é pela fé, mas quem é que nos dá essa fé senão o próprio Deus?
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.
Atos 13:48
Cito um parágrafo da página 10:
"Portanto, a eleição de Deus está muito longe de ser contra isso, pois confirma o testemunho que temos no Evangelho. Não devemos duvidar, que Deus tem registrado os nossos nomes, antes que o mundo fosse feito, entre os Seus filhos escolhidos, porém o conhecimento certo disso Ele reservou para Si mesmo".
Aprendi que é Deus que nos atribui a fé para que creiamos no Evangelho.
Os antigos, antes de Jesus, pela fé atribuída por Deus suportaram o mal do mundo e nós, como cristãos que recebemos a revelação do Pai sobre Jesus, temos que ser tão firmes quanto eles. Isso só me ensinou que temos que ser constante na fé.
Recomendo a leitura, mesmo que você tenha uma posição diferente.
Deus abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário